Lia Altavilla
(Soprano)
Iniciou os estudos de canto aos 16 anos com o Prof. Jorge Croner de Vasconcelos, mais tarde, ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa, como aluna da Profª. Joana Silva, com quem terminou o Curso Superior de canto com a classificação de 19 valores. Estudou em Lucerne com Elizabeth Grumer e Hugo Diez e, nos Cursos de Santiago de Compostella, com Maria Oran, ainda, na mesma cidade, nos Cursos de Música Antiga, com Angel Botia.
Fez parte do Octeto de Madrigalistas dirigido por Fernando Eldoro, com o qual gravou dois discos como solista e participou em vários concertos em Portugal e no estrangeiro, dirigida, entre outros, por Jorge Matta e Michael Corboz. Fez parte do Coro Gulbenkian, tendo participado, com o mesmo, como solista, em obras de Bela Bartok, Stravinsky, Charpentier, Beethoven, Haendel, Monteverdi, Vivaldi e, ainda nas Obras de Música Contemporânea Voix de Jorge Peixinho, Nuits e Cendrées de Xenakis.Como bolseira da Gulbenkian, aperfeiçoou os seus estudos de canto com Lola Rodriguez de Aragon, em Paris e Madrid. Posteriormente estudou com Marimi del Pozo, em Madrid, com quem continuou a trabalhar regularmente. Participou ainda nas "Masterclasses" com Regina Resnik no Teatro Nacional de S.Carlos.
Desde 1977, fez parte do Grupo de Cantores Residentes do Teatro Nacional de S.Carlos, onde permaneceu até à sua extinção, tendo desempenhado vários papéis principais nas óperas "Vingança da Cigana", "Spinalba", "Guerras de Alecrim e Mangerona", "Amor Industrioso", "La Bohème", "O Segredo de Suzana", "As Walkirias" e "Amor das Três Laranjas”, entre outras.
Paralelamente à ópera, tem desenvolvido a sua carreira como cantora de concerto, tendo efectuado diversas gravações para a R.D.P. e R.T.P. e actuado em inúmeros concertos em Portugal, nomeadamente na Fundação Calouste Gulbenkian. Tem - se apresentado com a Orquesta do Norte, dirigida pelos maestros Ferreira Lobo e Rafael Monte, em vários concertos. Com a Orquestra Sinfónica Juvenil, dirigida pelo Maestro Christopher Bochman ,Intrepretou várias obras, “Requiem de Fauré”, “A Criação de Haydn”Requiem” de Mozart, “Stabat Mater” de Rossini, e árias de concerto de Mozart, apresentadas no Centro Cultural de Belém. Tem participado nos festivais de música dos Capuchos, de Leiria e da Figueira da Foz. No estrangeiro, refere-se a sua actuação no Centro Cultural Gulbenkian, em Paris, e em diversas "tournées" a Angola, Moçambique, Zimbabwé e Alemanha e a convite da Fundação Oriente efectuou vários concertos na Ìndia e Macau.
Integrado no Festival dos Cem Dias, desempenhou o papel de "D.Elvira" na ópera "D. Giovanni". A convite da "Expo 98" fez dois concertos com música diversificada.
Desempenhou durante sete meses um dos pricipais papeis na peça " Master Class de Maria Callas" encenada por Filipe La Féria.
A convite de uma produção Sueca desempenhou um dos papéis principais no espectáculo “Dying for love” na fundação Gulbenkian e na “House of Dance” em Estocolmo.
Gravou a Obra Integral para Canto e Piano de “Francisco de Lacerda”.Simultaneamente tem vindo a desenvolver um trabalho como professora de canto há já vários anos, tendo leccionado na Escola de Música de Santarém, Juventude musical Portuguesa e nas Universidades Moderna e Lusíada no Curso de Formação de Actores.Acabou de participar no elenco do Musical de Filipe La Féria, “Música no Coração”em cena desde Outubro de 2006, onde desempenhou o papel de Madre Superiora.